Por que o apocalipse zumbi se recusa a morrer?
Zabell Resende, 31 de maio de 2023
Série HBO “The Last Of Us” (2023)
Primeiramente, precisamos pensar na seguinte questão: o que um zumbi representa em nosso imaginário coletivo, ou melhor, sobre o que realmente estamos dialogando quando inserimos um zumbi dentro de uma narrativa?
Pensando nessa pergunta, há o zumbi que se estabeleceu na cultura pop como um monstro cheio de regras e muito bem definido, no entanto, quando pensamos na história e no surgimento do zumbi, ele possui diversas representações ao longo das ficções que o retrataram (GUIMARÃES, 2023).
Assim, desde a década de 1930 até os dias atuais, a figura do zumbi vem sendo utilizada para retratar diversos medos de certos grupos sociais. Por exemplo, em “A Morta-Viva” (1943), é retratado o medo dos homens brancos pela rebelião dos escravizados, em “O cadáver Atômico” (1955), é retratada a paranoia em relação à utilização de armamentos nucleares, em "Resident Evil” (1996), é representado o medo literal de uma contaminação global por um vírus (pandemia). No entanto, algo que aparece de forma constante é o elemento humano, por meio do qual se desenrola um medo que reflete a nossa sociedade: o medo do outro, do diferente, do estranho, do exótico, do estrangeiro (GUIMARÃES, 2023).
Zumbis, tecnicamente, não são humanos. Mas e se fossem? Essa premissa aparece no livro “Eu Sou a lenda”, de Richard Matheson (1954), que surge para quebrar os pensamentos da época e colocar em questão o zumbi como apenas um monstro de ficção, explorando seu lado humano e evidenciando que ele não é apenas um monstro, mas uma metáfora que aponta o medo que nós possuímos do outro, do diferente. Nesse livro, há a demonstração de uma culpa branca existente na tentativa de reparar os séculos de escravização e assassinato de povos negros, indígenas e originários, que seriam o “outro” da época e que foram e ainda são desumanizados pelas estruturas de controle sociais (escolas, universidades, igrejas, governos, polícia, entre outras) constituídas e fundadas por pessoas brancas (GUIMARÃES, 2023).
Série “The Walking Dead”
Uma representação de zumbi que acabou sendo bem importante para a crítica social de sua época - e é até hoje - é a que aparece no filme “Madrugada dos Mortos” (1978), no qual foi utilizada a figura do zumbi como um retrato da sociedade consumista norte-americana (GUIMARÃES, 2023). No entanto, o filme acabou sendo bem mais do que isso, porque demonstra de forma crítica e satírica a sociedade estadunidense. Uma crítica cinematográfica ao filme publicado pela revista Far Out[1] diz o seguinte:
“Madrugada dos Mortos” (1978)
Fugindo um pouco do mundo cinematográfico, mas ainda perpassando o mundo do audiovisual, a música "Zombie", da banda The Cranberries, foi escrita justamente como uma reação à escalada de violência que vitimou duas crianças em 1993 por meio de um bombardeio causado pelo exército republicano irlandês na cidade de Warrenton, na Inglaterra. Assim, a música acaba servindo como um alerta para a desumanização de vítimas em conflitos territoriais, ou seja, para quem lucra com a guerra, civis mortos são apenas uma fatalidade, corpos sem alma e prontos para morrer, assim como os zumbis da ficção, já os agentes de exército são apenas máquinas controladas de destruição.
Trecho de Zombie, música da banda The Cranberries
Por fim, a figura dos Zumbis ainda é relevante nos dias atuais pois estabelece uma crítica perante como enxergamos o outro, o que é desconhecido, além de criticar a forma como nossa sociedade lida com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e cuja sua morte gera lucro.
Nota de rodapé
[1] Far Out é uma revista britânica de cultura online, sediada em Londres e fundada em 2010. Far Out se concentra na cultura independente e alternativa, analisando música, filmes e artes, juntamente com entrevistas relativas e listas de reprodução selecionadas.
Referências bibliográficas
THE CRANBERRIES - Zombie (Official Music Video).Composição: Dolores O’Riordan. Gravação de The Cranberries. [S. l.: s. n.], 1994. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6Ejga4kJUts. Acesso em: 3 abr. 2023.
POR QUE o Apocalipse Zumbi ainda é relevante?. Direção: Thiago Guimarães. Produção: Thiago Guimarães. Roteiro: Thiago Guimarães. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlKvoq3C0dw. Acesso em: 3 abr. 2023.
BOSE, Swapnil Dhruv. ‘Dawn of the Dead‘ shows consumerism is the real apocalypse. Film, [s. l.], 3 abr. 2023. Disponível em: https://faroutmagazine.co.uk/dawn-of-the-dead-shows-consumerism-is-the-real-apocalypse/. Acesso em: 3 abr. 2023.
Qual é a sua reação?